domingo, 29 de janeiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
Biblioteca 100% digital
A
Biblioteca Nacional de Brasília Leonel Brizola será a primeira
biblioteca pública do país a ter 100% de seu acervo digitalizado. Um
acordo de cooperação técnica e científica entre o Governo do Distrito
Federal e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), que
será assinado até o fim de fevereiro pelo governador Agnelo Queiroz,
possibilitará o desenvolvimento de um software que registrará toda a
obra da biblioteca em uma plataforma digital.
De acordo com a Secretária de Ciência e Tecnologia do DF, o GDF espera que a digitalização esteja concluída até o aniversário de Brasília, em 21 de abril. A iniciativa contribuirá para a inclusão social da população do Distrito Federal, pois vai facilitar o acesso ao conhecimento. Todos poderão consultar os livros da biblioteca pela internet.
Hoje, a Biblioteca Nacional de Brasília possui 12 mil obras catalogadas, de um total de 100 mil que compõem o acervo. Inicialmente, as 12 mil serão digitalizadas. À medida que os outros livros forem sendo registrados, também passarão pelo mesmo processo e estarão à disposição pela internet.
O site em que o internauta terá acesso ao acervo da biblioteca ainda será desenvolvido pelos técnicos do GDF e do MCTI. De acordo com Cristiano Araújo, existe a possibilidade de que o acervo do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBCT) do MCTI também fique disponível no mesmo endereço eletrônico.
Três anos – Localizada no Setor Cultural Sul, próxima à Rodoviária do Plano Piloto, a Biblioteca Nacional de Brasília Leonel Brizola foi inaugurada em dezembro de 2008. A digitalização do acervo é novidade, mas os frequentadores do local já estão acostumados às novas tecnologias. No local, os visitantes têm acesso à internet e a um centro multimídia e de produção digital, onde é possível editar vídeos e desenvolver websites, por exemplo.
Diariamente, cerca de 470 usuários, em média, frequentam a biblioteca. Em 2009, a unidade foi visitada por 168 mil pessoas. Em 2010, por 206 mil. Os números de 2011 ainda estão sendo contabilizados.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
Mais da metade das vagas do Sisu sobram na primeira chamada
Agência Brasil
| Dos 108 mil candidatos selecionados para as vagas em universidades públicas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), apenas 46 mil efetuaram matrícula. Isso significa que 57% das vagas não foram preenchidas – e serão redistribuídas na segunda chamada, divulgada hoje (26). Para o primeiro semestre de 2012, o Sisu ofertou 108 mil vagas em 95 instituições públicas de ensino superior. Para participar da disputa, o candidato precisa ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. De acordo com o MEC, esse percentual de preenchimento da primeira chamada é normal e semelhante ao | de
anos anteriores. No ano passado, ao final de todas as convocações, 97%
das vagas foram ocupadas. Os 62 mil estudantes convocados em segunda
chamada deverão comparecer às instituições de ensino nos dias 30 e 31
de janeiro para fazer a matrícula. Caso ainda haja vagas disponíveis
após esse período, o sistema vai gerar uma lista de espera que será
disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas
remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá
pedir a inclusão de hoje até 1° de fevereiro. |
3,4 milhões de inscrições de 1,7 milhão de estudantes – cada participante podia escolher até dois cursos, indicando sua prioridade. A Universidade Federal do Ceará (UFC) foi a campeã de inscrições - a instituição, que ofereceu mais de 4 mil vagas de ingresso para o primeiro semestre de 2012 recebeu 171.915 inscrições. Na lista das instituições mais procuradas estão ainda a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). |
Assinar:
Comentários (Atom)
