quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Brasília, 25 anos Patrimônio Cultural da Humanidade


Em 2012, Brasília comemora o aniversário dos 25 anos de seu tombamento como Patrimônio Cultural da Humanidade, título concedido em 07 de dezembro de 1987 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A capital do Brasil possuí 112,5km² de área tombada, sendo a maior já concedida para uma cidade e se mantém até então como a maior do mundo. O título e destinado a monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.


O Governador do Distrito Federal, Agnelo Quairoz assinou um decreto que institui 2012 como o Ano da Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade, em uma solenidade realizada hoje (25/01) pela manhã no Teatro Nacional de Brasília. Estiveram presentes o vice-governador, Tadeu Filippelli, a primeira-dama, Ilza Queiroz, o Chefe de Gabinete da Administração de Brasília, Rodrigo Alves, o assessor de gabinete da Administração de Brasília, Jean Carmo, o secretário de cultura Hamilton Pereira, entre outros.

Em março desse ano, uma comissão da Unesco virá a Brasília para avaliar junto ao governo as demandas relativas ao tombamento. O projeto de lei que cria o PPCUB (Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília) deverá ser discutido com a sociedade antes de ser encaminhado à Câmara Legislativa do Distrito Federal, em audiência pública marcada para acontecer também no mês de março.

Nenhum comentário:

Postar um comentário